A Rotulagem e o Avanço Tecnológico Emergente | Blog Altronix

A Importância da Rotulagem Eficiente na Indústria Alimentar

Há apenas alguns meses, um lamentável acidente em Inglaterra, causado pela deficiente etiquetagem num produto alimentar, pôs fim à vida de uma jovem de 15 anos devido à ingestão de uma sandes que continha um ingrediente alérgeno não mencionado no rótulo [leia a notícia no The Guardian].

Este evento levantou a questão da importância que a correta rotulagem e etiquetagem tem na indústria alimentar. Reacendeu também a discussão sobre a possibilidade e necessidade de incorrer em alterações na própria lei, tendo em conta que a indústria alimentar deveria estar preparada para responder rapidamente à necessidade de introdução da informação necessária à disponibilidade do consumidor, informação que poderá ser irrelevante para alguns mas que para outros estando disponível poderá mesmo salvar vidas.

Em Portugal, a Roda dos Alimentos (saiba o que é aqui) vai ser revista até final de 2020, segundo o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), que prevê também um sistema de rotulagem uniforme e mais fácil de entender [leia a notícia no SIC Notícias].

É vital a disponibilização da informação com detalhe e transparência e com a celeridade exigida pelos consumidores assim como o cumprimento com as possíveis e futuras alterações na lei. Todas as supracitadas alterações além de urgentes podem se revelar complexas acima de tudo quando se tem diferentes sistemas de impressão de etiquetas ou onde é preciso alterações dos menus em cafés e restaurantes.

O mesmo se pode dizer quando são usados templates fixos ou outro processo manual de design de etiquetas. Estes métodos antigos não permitem a mesma velocidade de resposta para conseguir acompanhar as constantes mudanças e exigências do mercado. O único caminho para o sucesso no acompanhamento das mudanças é transformar todo este processo num processo digital usando um sistema de gestão de etiquetagem moderno como o software de etiquetas Bartender.

Bartender Seagull | Blog Altronix

Ir de encontro às exigências do consumidor

Um sistema de gestão de etiquetagem eficaz facilita a identificação de potenciais erros antes mesmo que os produtos sejam embalados graças à capacidade de integração com ERP’s utilizados, como o SAP ou o Oracle no caso do Bartender Enterprise, possibilitando a validação da etiqueta. Ao automatizar a introdução de dados e ao incluir um controlo de qualidade digital – funcionalidades presentes num sistema de gestão de etiquetagem – o erro humano é minimizado. Níveis básicos de softwares de etiquetas como o Bartender Professonial permitem a pré-visualização de todas as alterações antes da impressão, possibilitando um reforço do controlo de qualidade e consequentemente da sua eficácia. Ao criar vários tipos de utilizador com logins únicos com funcionalidades distintas, o sistema de gestão de etiquetagem maximiza o nível de segurança durante todo o processo de etiquetagem.

A versão do software de etiquetas Bartender Enterprise permite que as etiquetas sejam atualizadas ao tirar partido de uma gestão centralizada do sistema. Desta forma aquando de alguma alteração na lei ou de alguma reformulação de receitas ou alteração de ingredientes, só será necessário fazer as alterações num local que após gravado atualizará automaticamente em todos os locais a nova informação. Estas funções agilizam todo o processo de etiquetagem que por sua vez vão de encontro às exigências e necessidades dos consumidores, nomeadamente quanto ao detalhe e transparência.

Bartender Seagull | Blog Altronix

Torne as suas operações mais ágeis e rentáveis

Implementar um sistema de gestão de etiquetagem pode reduzir o número de horas de trabalho e aumentar a produtividade. A base de dados centralizada pode ser atualizada rapidamente e os trabalhadores podem usar templates pré-definidos para imprimir, rentabilizando o tempo e dizimando a possibilidade de incorrer em erros que poderiam ocorrer no caso do emprego do processo manual.

Escolher um sistema com um interface simples e intuitivo proporciona a qualquer pessoa uma aprendizagem rápida, reduzindo o tempo necessário em formações. Isto significa que os utilizadores rapidamente conseguem fazer etiquetas profissionais mesmo sem qualquer tipo de conhecimentos avançados de código de barras, design ou informática.

A utilização de um sistema de gestão de etiquetagem com capacidade para diferentes tipos de etiquetas e impressoras, permite-lhe a usabilidade do hardware que detém, evitando a compra de novos aparelhos. Este novo sistema potencia a redução de custos, a gestão eficiente dos recursos IT e ainda contorna a necessidade de desenvolvimento à medida assim como os seus custos de manutenção.

Desta forma, com custos minimizados, poderá investir em áreas de maior importância para a modernização do seu negócio como automação nos processos de produção, tornando todo o processo ainda mais rentável.

Como otimizar a impressão tornando-a mais rápida e mais barata

A Rotulagem e o Avanço Tecnológico Emergente | Blog AltronixPara empresas do ramo alimentar, a celeridade do todo o processo é um importante indicador-chave da sua performance. Segundos perdidos no processo poderão traduzir-se em milhões de euros perdidos e oportunidades de negócio desperdiçadas. Para atingir a rapidez e eficácia necessárias para competir no mercado atual é necessária a implementação do sistema de gestão de etiquetagem capaz de controlar simultaneamente todas as impressoras em vários locais diferentes, como o Bartender Automation. Um sistema que usa as mais recentes tecnologias de impressão, capaz até de incorporar controladores nativos para todas as impressoras da sua empresa para que assim possa garantir o mesmo nível de qualidade e performance independentemente do local onde as etiquetas são impressas.

Num mundo cada vez mais digital, os consumidores da realidade Now Economy pedem mais eficiência, orientação para a mobilidade e uma rápida transformação tecnológica. É preciso conhecer as tecnologias que podem impulsionar esta evolução e saber como tirar o melhor partido delas.

Artigo publicado por:
António Duarte - Altronix
António Duarte
Diretor Comercial da Altronix