O elemento das suas Etiquetas que não pode mesmo ignorar!

Há apenas alguns meses, o Tribunal Geral da União Europeia classificou o Bisfenol A – também denominado como BPA – como uma “substância extremamente preocupante” pelos seus efeitos tóxicos para a saúde e reprodução humana. [leia a noticia no SAPO lifestyle]

Certas matérias primas de etiquetas utilizam tradicionalmente o bisfenol A (BPA) como revelador de cor. No entanto, a nova legislação da União Europeia exige que todo o papel térmico vendido na Europa esteja livre de BPA, a partir de 2020, de modo a evitar a proliferação do Bisfenol através dos alimentos.

O BPA é uma substância química utilizada na produção de policarbonato que está associado ao desenvolvimento de tumores e alterações de funções hormonais. O grande problema, é que a molécula migra dos produtos para os alimentos caso ocorra uma mudança brusca na temperatura (aquecimento ou congelamento), exemplo do que acontece quando aquecemos as nossas refeições no micro-ondas. 

A Altronix dispõe de matérias primas para produção das suas etiquetas que são isentas de bisfenois e compatíveis com o contacto com os alimentos.

Risco de Doença

Em 2014, foi publicada uma diretiva europeia que limitava a utilização deste produto químico em brinquedos para crianças com menos de 36 meses, ou outros tipos de brinquedos que as crianças podem colocar na boca.

A ECHA,  Agência Europeia das Substâncias Quimicas, considera ainda o Bisfenol A uma substância de “elevada preocupação” capaz de causar efeitos “graves na saúde humana” e, ao mesmo tempo, “nocivos para o ambiente”.

O BPA é um químico cancerígeno associado a reduções da fertilidade, a problemas cardíacos e a diabetes, e é utilizado no fabrico de vários tipos de plástico desde 1960.

A substância – que afeta a produção do estrogénio, por exemplo – já foi associada ao aparecimento de cancros da mama e da próstata, assim como a contagens baixas de espermatozoides no sémen humano.

O que deve fazer para evitar o contato com a substância

A Rotulagem e o Avanço Tecnológico Emergente | Blog Altronix

Se como nós prefere não arriscar, verifique sempre o rótulo presente na embalagem: símbolos de reciclagem com os números 3 e 7 indicam que pode haver BPA na sua composição.

Certifique-se de que a garrafa térmica de metal para a água é realmente isenta de bisfenol-A. Muitas destas garrafas têm um revestimento de esmalte constituído por epóxi que contém bisfenol-A. Procure utilizar garrafas de aço inoxidável sem revestimento.

Evite aquecer alimentos guardados em recipientes de plástico no micro-ondas, prefira recipientes de vidro se não conseguir evitar este modo de aquecimento;

Artigo publicado por:
António Duarte - Altronix
António Duarte
Diretor Comercial da Altronix