Escolha de vinho no supermercado

Rótulos de Vinho: Como conquistar mais clientes

Já se questionou sobre como os consumidores vêm o seu produto? Se a imagem do produto reflete o seu valor? Estas são algumas das questões efetuadas por parte dos nossos clientes.

Na atualidade, as marcas preocupam-se cada vez mais com a perceção dos consumidores sobre os seus produtos. Nesse seguimento, torna-se primordial clarificar o processo de compra dos consumidores.

De forma geral, os rótulos têm um papel fulcral na comunicação de todo o tipo de bebidas. Especialmente no que concerne aos vinhos, os rótulos acabam por facilitar a escolha do consumidor, que em muitos dos casos pode ser difícil. Tal complexidade advém do facto de o mercado disponibilizar ao consumidor vinhos com diversas características nomeadamente, região, preço, castas, estágio de vida, entre outras. Ainda assim, um rótulo bem desenvolvido pode ajudar o consumidor a tomar uma decisão.

Considere o seguinte cenário hipotético

Está no supermercado e pretende adquirir uma garrafa de vinho para o jantar. Dirige-se até à secção dos vinhos e imediatamente repara em dois vinhos, que se encontram lado a lado (como representado na figura abaixo).

Rótulos de vinho
Qual dos vinhos tem melhor qualidade?

Sem consultar o preço, questiona-se “Qual dos vinhos terá melhor qualidade?”. Ainda que a resposta a esta questão só seja possível após a compra, com a experimentação do vinho selecionado, a verdade é que tem de tomar uma decisão de antemão, com base no valor percebido.

Quando confrontamos os nossos clientes com este cenário hipotético, a resposta é unânime. Os clientes atribuem mais valor ao vinho que se encontra à esquerda na figura acima, revelando que o design dos rótulos de vinho, indubitavelmente, é um fator decisivo no valor atribuído aos vinhos.

Efetuando a análise aos vinhos do caso enunciando, constatamos que o vinho mais atrativo para os nossos clientes, que se encontra à esquerda na figura acima, apresenta um logótipo mais detalhado, organizado e com um tipo de letra mais apelativo.

Outro exemplo que retrata o fascínio humano pela diferenciação prende-se com a propensão das pessoas para os exercícios de diferenças, tal como representado na figura abaixo.

Imagem para descobrir as diferenças

Conseguiu encontrar as 5 diferenças?

Ora, o tipo de pensamento aplicado na procura das dissemelhanças entre as figuras acima representadas, revela o potencial da diferenciação na comunicação dos produtos.

O pensamento humano encontra-se organizado por categorias, grupos e subgrupos de informação. Assim, quanto mais um rótulo de vinho for descritivo e informativo, mais facilmente o valor do produto será assimilado pelos consumidores.

O que visualiza no rótulo deste vinho?

Imagem alusiva aos rótulos da Companhia das Lezirias

rótulo de vinho personalizado acima representado contém a Coruja-dos-Torres, uma espécie que habita na gestão agro-florestal sustentável das Companhia das Lezírias. A marca desenvolveu este rótulo de vinho com o objetivo de transmitir aos consumidores a origem da sua produção, bem como a sua preocupação com a preservação ambiental e a proteção das espécies, de uma forma irreverente e bastante atrativa.

A perceção das diferentes fases da jornada do cliente, desde o primeiro contato até à compra é essencial, ainda mais, quando os consumidores são confrontados com uma imensidão de produtos. São pequenos pormenores, porém fazem toda a diferença na escolha final do consumidor.
De fato, necessitamos apenas 0,5 segundos para nos sentirmos atraídos por um produto!

Artigo publicado por:
António Duarte - Altronix
António Duarte
Diretor Comercial da Altronix