Segurança Alimentar: Como garantir a qualidade dos seus produtos

As Boas Práticas de Fabrico (GMP) são práticas adotadas pelas empresas para assegurar que os produtos alimentares são produzidos e controlados de forma eficiente, de acordo com os padrões de qualidade. As GMP foram projetadas para minimizar os riscos de contaminação nas diversas fases do processo produtivo, que não podem ser eliminados integralmente através dos testes de qualidade do produto final.

A conformidade com as GMP implica requisitos mínimos de sanidade aplicáveis a todos os estabelecimentos de processamento de alimentos. Muitas empresas da indústria implementaram o esquema de certificação GMP para a produção de alimentos, como base sobre a qual desenvolveram e implementaram outros sistemas de gestão da qualidade e segurança alimentar, incluindo HACCP, ISO 22000, SQF e ISO 9001.

As GMP abrangem todos os aspetos da produção, desde as matérias primas, instalações e equipamentos até a formação e à higiene pessoal dos funcionários. É essencial que as boas práticas dos métodos de trabalho estejam documentadas detalhadamente, o objetivo desta ferramenta será a conjugação dos processos mais assertivos, com a produtividade dos trabalhadores.

Com uma adesão rigorosa às GMP em todos os aspetos da formação do produto final, não faz sentido deixar os elementos de embalagem e rotulagem ao acaso, sobretudo quando os riscos de incumprimento das normas são demasiado elevados.

Guia de Boas práticas de fábrico

Definição de Processos

Definir passo a passo os procedimentos de produção, de acordo com as práticas de GMP de modo controlado e consistente.

Documentação do Processo

Documentar todo o procedimento efetuado, com o objetivo de garantir a conformidade nos processos.

Auditoria

Conduzir auditorias periódicas, a fim de verificar a consistência dos métodos de produção. Avaliar a conformidade e performance dos processos.

Manutenção Preventiva

Fazer a manutenção apropriada da área e dos equipamentos.

As Garantias da Altronix como parceiro de codificação

Com a Altronix como parceiro de codificação, o cumprimento das normas GMP respeitantes à produção e ao tratamento dos produtos é reflectido nas embalagens, nomeadamente no método de etiquetagem. A Altronix concede regularmente aos seus clientes informações sobre as normas e diretivas regulamentares que regem os mercados, de modo a garantir a utilização da etiqueta ideal para cada produto.

Dispomos de soluções que se adaptam às exigências da Indústria Alimentar, com matérias-primas em conformidade com os requisitos do Regulamento Europeu relativamente aos materiais e objetos destinados a entrar em contacto com os alimentosRegulamento (CE) Nº 1935/2004.

O regulamento visa garantir o funcionamento eficaz do mercado interno no que respeita à colocação no mercado comunitário, de materiais e objetos destinados a entrar direta ou indiretamente em contacto com os alimentos, constituindo simultaneamente a base para garantir um elevado nível de proteção da saúde humana e dos interesses dos consumidores.

Para saber mais sobre as nossas soluções de etiquetas personalizadas, visite https://etiquetas.altronix.pt/

PRETENDES OBTER MAIS INFORMAÇÕES?

Saiba como a Altronix pode ajudar na codificação do seu negócio...

Artigo publicado por:
António Duarte - Altronix
António Duarte
Diretor Comercial da Altronix